sexta-feira, 22 de junho de 2012

Meu Projeto


Analisando criticamente meu Projeto “Exercitando a Imaginação”, para mim futura arte-educadora, é muito importante a elaboração de projetos e aplicação em sala de aula, pois com isso vou adquirindo experiência tanto para meu TCC quanto para minha futura carreira no mercado de trabalho.
Ao aplicar o projeto observei que os alunos são mais participativos na parte prática da aula do que da parte teórica, o que confirmou que as aulas práticas são muito importantes para estimular os alunos a participar mais das aulas, a se interessar mais pelas aulas de artes e também aproxima mais professor/aluno e aluno/aluno.
Para mim foi muito gratificante realizar este projeto, principalmente porque vi no rosto de cada aluno a satisfação em participar da aula e isso é o que todo arte-educador espera ao preparar uma aula. Portanto, meu objetivo ao elabora o projeto com aula prática foi alcançado, pois consegui despertar o interesse dos alunos pela minha aula.
Como em toda sala de aula sempre acontece imprevistos e comigo não foi diferente como, por exemplo, alunos que não querem participar, outros que ficam fazendo perguntas sem sentido para o professor a fim de testá-lo, mas para minha surpresa a maioria dos alunos fizeram questão de participar e se envolveram inteiramente na aula. Minha maior dificuldade foi controlar os alunos para que fizessem silêncio para que eu pudesse explicar a aula, pois era uma turma grande e muito agitada e deu um pouco de trabalho, mas com a ajuda do professor colaborador conseguir fazer eles se acalmassem.
Atualmente é visível o desinteresse que os alunos têm em relação às aulas de artes e isso é algo triste e muito preocupante que deve ser modificado o mais rápido possível, o professor deve sempre buscar novas alternativas que torne as aulas divertidas, atrativas, estimulantes, proveitosas e ao mesmo tempo, que seja muito importante para a vida do aluno. A disciplina de artes é muito diversificada e oferece múltiplas opções para a elaboração de uma boa aula, basta usar a imaginação e criatividade, saber utilizar os recursos que a tecnologia oferece e conseguirá elaborar uma ótima aula.
A educação tem um papel fundamental na vida de qualquer pessoa, aliás, a educação é a base para qualquer conquista na vida do ser humano, sem educação não se chega a lugar nenhum. A disciplina de artes é umas das principais disciplinas que preparam as pessoas para a vida, ensina a ver o mundo com outro olhar, a interpretar cores e formas e torna a vida mais bonita. As escolas ainda dão pouca importância a esta disciplina tão importante o que dificulta o trabalho do professor em sala de aula, pois a maioria das escolas não oferece suporte que auxiliem a elaboração das aulas.
Em fim, fui bem sucedida em meu projeto, pois agradou bastante meu público alvo, consegui transmitir minha mensagem e tenho certeza que consegui plantar a sementinha do conhecimento. Em minha opinião, as escolas deveriam inserir mais aulas práticas em plano de curso, porque através da prática torna o aprendizado mais fácil, além de aproximar mais o professor de seus alunos facilitando a comunicação entre ambos, tornando também as aulas mais divertidas e atrativas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário