sexta-feira, 1 de junho de 2012

Roteiro do Projeto

Exercitando a imaginação

Autoria: Maria Sirlene de Araujo Brandão

1. Apresentação

Este relatório tem por objetivo descrever a realização da atividade do projeto Exercitando a imaginação que será desenvolvido em uma aula prática que será a produção de mascaras feitas com materiais como papel higiênico, cola branca, farinha de trigo e vinagre, na escola Municipal Professor Jose Augusto de Araujo. Este projeto terá como tema o teatro e mostrará como pode ser trabalhado a interdisciplinaridade de forma simples entre as disciplinas de artes visuais e história, mas que pode trazer muitos conhecimentos.

2. Motivação: o que me motivou a trabalhar este tema foi o interesse dos alunos por aulas práticas que pude observar durante os Estágios Supervisionados 1, 2 e 3. Durante as aulas práticas os alunos eram bem participativos e mostravam bastante interesse pela aula.

3. Objetivo

O principal objetivo ao desenvolver este projeto é mostrar para os alunos como as aulas de artes podem ser prazerosas de realizar, alem de mostra como podemos trabalhar simultaneamente as disciplinas de arte e história de varias maneiras. Procurando também atrair mais a atenção dos alunos para as aulas de artes

4. Público-alvo: Este projeto é destinado a alunos do 9º ano da escola de Ensino Fundamental Municipal Professor Jose Augusto de Araujo.

5. Metodologia: Primeiramente farei leitura e debate de um texto sobre a origem do teatro e sobre o uso das máscaras nas encenações teatrais, desta forma trabalhando o conteúdo história do teatro da disciplina de História dentro da disciplina de Artes Visuais, havendo assim a interdisciplinaridade. Explicarei a importância do teatro em nossas vidas e quais os significado doas máscaras nas encenações, apresentarei imagens de máscaras sendo utilizadas nas cenas, levarei também algumas máscaras prontas, feitas por mim, para que possam observar. Farei uma breve explanação sobre como será a aula prática de confecção das máscaras. Em seguida darei inicio a confecção que será da seguinte forma: colocarei o papel higiênico de molho em uma bacia para que se transforme em uma massa, em seguida acrescentarei os a cola branca, farinha de trigo e vinagre e misturarei até que a massa atinja o ponto adequado para a confecção das mascaras. Pedirei que os alunos façam o esboço de uma mascara em um pedaço de papel, em seguida pedirei para que cada aluno confeccione sua própria mascara o mais parecido possível com seu desenho. Após as mascaras prontas as colocarei sobre uma mesa para que sequem. Após sua secagem pedirei para pintem com a cor de sua preferência e para finalizar o projeto organizarei uma pequena exposição com as máscaras.

6. Materiais: papel higiênico, bacia, cola branca, farinha de trigo, vinagre, tinta guache e pincéis.

7. Referencias

BERTHOLD. Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: brasiliense, 1998.
PIGNARRE, Robert. História do teatro. Lisboa, PT: Publicações Europa-América, S/D.

Fonte: http://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/. Acessado no dia 20/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário