sexta-feira, 22 de junho de 2012

Relatório de execução do Projeto


Este relatório tem por objetivo descrever a execução do projeto Exercitando a imaginação, elaborado ao longo das semanas anteriores. O projeto foi desenvolvido em uma aula prática que resultou na produção de mascaras confeccionadas com os seguintes materiais: papel higiênico, cola branca, farinha de trigo e vinagre e ocorreu na instituição de ensino escola Municipal Professor Jose Augusto de Araujo. Teve como tema o teatro e mostrou como pode ser trabalhada a interdisciplinaridade de forma simples entre as disciplinas de artes visuais e história. O principal objetivo do projeto era mostrar aos alunos como as aulas de artes podem ser prazerosas de realizar. Desta forma, chamando mais a atenção dos alunos para as aulas de artes.
A execução do projeto Exercitando a Imaginação aconteceu no dia 11 de junho de 2012, na escola Municipal Profº Jose Augusto de Araujo. A preparação do local foi feito da seguinte forma: uma semana antes fui até a instituição apresentei meu projeto a direção e ao professor de Artes Francisco Erivan, ambos gostaram, por ser algo diferente da rotina que os alunos estavam acostumados. Pedi permissão para executá-lo naquela instituição e aceitaram prontamente. Fui muito bem recebida, tanto pela direção da escola e pelo professor de Artes, quanto pelos alunos que adoraram participar da aula.
Minha metodologia ocorreu da seguinte forma: Primeiramente me apresentei aos alunos, falei um pouco sobre o projeto, como se daria as etapas da aula; fiz a entrega de um texto resumido sobre a história do teatro, juntamente com um cartaz falando sobre as máscaras, fizemos uma leitura coletiva e debate do texto. Expliquei a importância do teatro em nossas vidas e quais os significado das máscaras nas encenações teatrais, apresentei algumas máscaras prontas, feitas por mim durante a disciplina de Estágio Supervisionado 3, para que pudessem observar. Em seguida, fiz uma breve explanação sobre como seria a aula prática de confecção das máscaras. Logo após, dei inicio a confecção que ocorreu da seguinte forma: chamei alguns alunos para que me auxiliassem, coloquei o papel higiênico de molho em uma bacia para que se transformasse em uma massa, espremi para tirar o excesso de água, em seguida acrescentei a cola branca, farinha de trigo, vinagre e juntamente com os alunos voluntários, misturamos até que a massa atingisse o ponto adequado para a modelagem das máscaras. Após a massa pronta, chamei mais alguns voluntários para que pudesse fazer a modelagem das máscaras em seus rostos. Após as mascaras prontas as coloquei sobre uma mesa para que secassem. Mas, não foi possível fazer a pintura das máscaras porque o tempo foi pouco e a escola disponibiliza apenas uma aula de artes por semana.
Ao aplicar o projeto observei que os alunos são mais participativos na parte prática da aula do que da parte teórica, o que confirmou que as aulas práticas são muito importantes para estimular os alunos a participar mais das aulas, a se interessar mais pelas aulas de artes e também aproxima mais professor/aluno e aluno/aluno.
Para mim foi muito gratificante realizar este projeto, principalmente porque vi no rosto de cada aluno a satisfação em participar da aula e isso é o que todo arte-educador espera ao preparar suas aulas. Portanto, meu objetivo ao elaborar o projeto com aula prática foi alcançado, pois consegui despertar o interesse dos alunos pela aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário