Este relatório tem por objetivo descrever
a execução do projeto Exercitando a imaginação, elaborado ao longo das semanas
anteriores. O projeto foi desenvolvido em uma aula prática que resultou na
produção de mascaras confeccionadas com os seguintes materiais: papel
higiênico, cola branca, farinha de trigo e vinagre e ocorreu na instituição de
ensino escola Municipal Professor Jose Augusto de Araujo. Teve como tema o
teatro e mostrou como pode ser trabalhada a interdisciplinaridade de forma
simples entre as disciplinas de artes visuais e história. O principal objetivo
do projeto era mostrar aos alunos como as aulas de artes podem ser prazerosas
de realizar. Desta forma, chamando mais a atenção dos alunos para as aulas de
artes.
A execução do projeto Exercitando a
Imaginação aconteceu no dia 11 de junho de 2012, na escola Municipal Profº Jose
Augusto de Araujo. A preparação do local foi feito da seguinte forma: uma
semana antes fui até a instituição apresentei meu projeto a direção e ao
professor de Artes Francisco Erivan, ambos gostaram, por ser algo diferente da
rotina que os alunos estavam acostumados. Pedi permissão para executá-lo
naquela instituição e aceitaram prontamente. Fui muito bem recebida, tanto pela
direção da escola e pelo professor de Artes, quanto pelos alunos que adoraram
participar da aula.
Minha metodologia ocorreu da seguinte
forma: Primeiramente me apresentei aos alunos, falei um pouco sobre o projeto,
como se daria as etapas da aula; fiz a entrega de um texto resumido sobre a
história do teatro, juntamente com um cartaz falando sobre as máscaras, fizemos
uma leitura coletiva e debate do texto. Expliquei a importância do teatro em
nossas vidas e quais os significado das máscaras nas encenações teatrais,
apresentei algumas máscaras prontas, feitas por mim durante a disciplina de
Estágio Supervisionado 3, para que pudessem observar. Em seguida, fiz uma breve
explanação sobre como seria a aula prática de confecção das máscaras. Logo
após, dei inicio a confecção que ocorreu da seguinte forma: chamei alguns
alunos para que me auxiliassem, coloquei o papel higiênico de molho em uma
bacia para que se transformasse em uma massa, espremi para tirar o excesso de
água, em seguida acrescentei a cola branca, farinha de trigo, vinagre e
juntamente com os alunos voluntários, misturamos até que a massa atingisse o
ponto adequado para a modelagem das máscaras. Após a massa pronta, chamei mais alguns voluntários para que
pudesse fazer a modelagem das máscaras em seus rostos. Após as mascaras prontas
as coloquei sobre uma mesa para que secassem. Mas, não foi possível fazer a
pintura das máscaras porque o tempo foi pouco e a escola disponibiliza apenas
uma aula de artes por semana.
Ao aplicar o projeto observei que os
alunos são mais participativos na parte prática da aula do que da parte
teórica, o que confirmou que as aulas práticas são muito importantes para
estimular os alunos a participar mais das aulas, a se interessar mais pelas
aulas de artes e também aproxima mais professor/aluno e aluno/aluno.
Para mim foi muito gratificante realizar
este projeto, principalmente porque vi no rosto de cada aluno a satisfação em
participar da aula e isso é o que todo arte-educador espera ao preparar suas
aulas. Portanto, meu objetivo ao elaborar o projeto com aula prática foi
alcançado, pois consegui despertar o interesse dos alunos pela aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário