sexta-feira, 15 de junho de 2012

Recurso Didático de Apoio - Texto


 
História do Teatro

O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas que eram rituais sagrados, procissões e rituais que duravam dias seguidos aconteciam uma vez por ano na primavera, período em que se fazia a colheita do vinho naquela região.
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam na danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. O teatro grego que conhecemos hoje surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante deste ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uva, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem deste ser humano em colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chama-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.
No Brasil, o teatro nasceu em meados do século XVI, como instrumento de catequese dos jesuítas, vindos de Coimbra com missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.
O teatro é um conjunto de peças, onde cada uma tem seu significado e sua importância, cada conjunto tem um nome, e cada nome um significado. Alguns gêneros teatrais, arte de representar.
  · Auto, Comedia, Drama, Farsa, Melodrama, Ópera, Monólogo, Musical, Revista, Stand-up Comedy, Surrealismo, Tragédia, Teatro infantil, Teatro de feira, Teatro falado, Teatro invisível, Teatro de fantoches, Teatro de sombras e Teatro lambe-lambe.

O que é teatro?

O teatro é uma forma de arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar, arte de representar.

A origem do teatro no Acre

O teatro no Estado do Acre foi fundado na década de 1970, quando os citadinos (corteses) começaram a perceber que as mudanças ocorridas no âmbito territorial trariam conseqüências também no âmbito cultural. Das varias possibilidades artísticas, o teatro foi a linguagem mais utilizada, podemos nos arriscar em dizer que foi um porta voz das angustias dos povos das florestas, mais especificamente dos seringueiros.
Foi uma simbiose que aconteceu entre as instancia sociais, os artistas, os intelectuais, a igreja católica e os recém-chegados habitantes do seringal. Em 1979, Rio Branco tinha 11 (onze) grupos de teatro que abordavam em suas apresentações os seguintes eixos temáticos: conflitos de terra, a chegada dos latifundiários e o êxodo rural, fundado por Jose Marques de Souza (Mathias), ex-seringueiro, semi-analfabeto, líder de um grupo dos mais fortes.
Atualmente em Rio Branco Acre há vários teatros que encantam a sociedade levando alegria e culturas diversificadas e, dentre eles estão: Teatro Recreio, inaugurado em 1948, Teatro Hélio Melo e Teatro Plácido de Castro, construído em 1990 em estilo moderno.
Em Tarauacá – Acre, o teatro foi fundado em 28 de setembro de 1928, em palco improvisado no pátio da escola João Ribeiro com a peça “Alma Acreana”, de autoria de Jose Potyguara, três anos depois foi construído o Teatro Municipal que hoje tem por nome o autor citado. Em 29 de janeiro de 1933, foi apresentado primeiro melodrama “Razão do Coração”, de Jose Potyguara. No teatro eram realizados bailes, e só entrava quem era sócio ou pessoas de grande relevância. Hoje o teatro foi reconstruído e são apresentados vários espetáculos representados por grupos teatrais da cidade, como por exemplo: Grupo de Teatro Néctar e o Grupo de Teatro de Rua, que levam a comunidade entretenimento, diversão, alegria e diversidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário