sexta-feira, 1 de junho de 2012

Versão Final do Projeto “Exercitando a Imaginação”

1. Apresentação
 O Projeto Exercitando a imaginação tem por objetivo a realização de uma aula prática que terá como atividade principal a produção de máscaras semelhantes as utilizadas nas encenações do teatro grego. As máscaras serão confeccionadas com os seguintes materiais: papel higiênico, cola branca, farinha de trigo e vinagre. Este Projeto é destinado à escola Municipal Professor Jose Augusto de Araujo, mais especificamente as turmas de nono ano “A” e “B”. Este projeto terá como tema o teatro e mostrará como pode ser trabalhada a interdisciplinaridade de forma simples entre disciplinas tão diferentes como artes visuais e história, mas que pode trazer muitos conhecimentos.
2. Motivação:
O que me motivou a trabalhar este tema foi o interesse dos alunos por aulas práticas que pude observar durante os Estágios Supervisionados 1, 2 e 3. Durante as aulas práticas os alunos eram bem participativos e mostravam bastante interesse pela aula. Percebi que durante as aulas práticas os alunos participavam mais, se envolviam mais com as atividades e isso é bastante gratificante para um professor consegui fazer com que os alunos se interesse pela sua aula. Outro motivo que me levou a escolher trabalhar com aula prática é que percebi que este tipo de aula não é muito comum nas escolas, talvez por falta de incentivo por parte da escola aos professores, ou por falta de materiais disponíveis nas instituições de ensino. Para mim as aulas práticas são muito importantes, tanto para o desenvolvimento da criatividade quanto para a interação entre professor/aluno e aluno/aluno por isso, escolhi trabalhar desta forma.
Nas aulas de artes as atividades lúdicas devem ser constantes, aliás, as aulas de artes de certa forma funcionam como uma terapia por serem divertidas e prazerosas de realizar, quando bem planejadas, pois a teoria aliada à prática torna o aprendizado muito mais prazeroso e consequentemente mais fácil. É muito importante para uma boa aprendizagem que as aulas não se tornem rotineira, pois acabam se tornando cansativas, por isso, o professor deve inventar algo novo a cada dia para que as aulas se tornem cada vez mais interessantes e que os alunos queiram participar cada vez mais, envolvendo-se nas aulas e demonstrando interesse em aprender mais e mais e sentindo-se a vontade para expressar seus sentimentos, pois através da arte as pessoas podem expressar o que sentem de forma espontânea.
É importante que o professor estimule o aluno a querer se envolver nas aulas. Uma forma de atrair o aluno para a aula é fazer uma competição entre eles, desafios como, por exemplo, concursos de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, etc. é importante que o professor tenha o apoio da escola, ou seja, que a escola ofereça pequenas premiações para estimular ainda mais e incentivar o aluno em querer ganhar o premio, com isso, ele ganha mais autoconfiança e busca cada vez mais o aperfeiçoamento de suas habilidades o que faz com que o aluno passe a gostar cada vez mais das aulas.
O principal objetivo do ensino das artes na escola é despertar a curiosidade e estimular a capacidade criadora nos aluno abrindo assim, novas possibilidades, novas portas para o desenvolvimento do conhecimento procurando utilizar recursos que possam chamar a atenção dos mesmos a se envolverem nas aulas de forma que venha a contribuir para uma aprendizagem significativa tanto para o aluno quanto para o professor e uma ótima maneira de estimular o aluno é realizando aulas práticas.
3. Objetivo
Ø Incentivar a participação dos alunos nas aulas de Artes Visuais;
Ø Mostrar para os alunos como as aulas de artes podem ser prazerosas;
Ø Trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Artes e História;
Ø Atrair a atenção dos alunos para as aulas de Artes Visuais;
Ø Chamar a atenção sobre a importância de aulas práticas nas aulas de Artes Visuais.
4. Público-alvo: Este projeto é destinado a alunos do 9º ano da escola de Ensino Fundamental Municipal Professor Jose Augusto de Araujo.
5. Metodologia: Primeiramente farei leitura e debate de um texto sobre a origem do teatro e sobre o uso das máscaras nas encenações teatrais, desta forma trabalhando o conteúdo história do teatro da disciplina de História dentro da disciplina de Artes Visuais, havendo assim a interdisciplinaridade. Explicarei a importância do teatro em nossas vidas e quais os significado doas máscaras nas encenações, apresentarei imagens de máscaras sendo utilizadas nas cenas, levarei também algumas máscaras prontas, feitas por mim, para que possam observar. Farei uma breve explanação sobre como será a aula prática de confecção das máscaras. Em seguida darei inicio a confecção que será da seguinte forma: colocarei o papel higiênico de molho em uma bacia para que se transforme em uma massa, em seguida acrescentarei os a cola branca, farinha de trigo e vinagre e misturarei até que a massa atinja o ponto adequado para a confecção das mascaras. Pedirei que os alunos façam o esboço de uma mascara em um pedaço de papel, em seguida pedirei para que cada aluno confeccione sua própria mascara o mais parecido possível com seu desenho. Após as mascaras prontas as colocarei sobre uma mesa para que sequem. Após sua secagem pedirei para pintem com a cor de sua preferência e para finalizar o projeto organizarei uma pequena exposição com as máscaras.
6. Materiais: papel higiênico, bacia, cola branca, farinha de trigo, vinagre, tinta guache e pincéis.
7. Referencias
BERTHOLD. Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2004.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. São Paulo: brasiliense, 1998.
PIGNARRE, Robert. História do teatro. Lisboa, PT: Publicações Europa-América, S/D.
Fonte: http://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/ acessado no dia 20/04/2012.

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