sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Show de Truman

 O-Show-de-Truman-4[2] O Show de Truman é um reality show dramático que traz como tema central o poder que a mídia pode exercer sobre nossa vida e como a mídia pode intervir na vida das pessoas fazendo com se tornem escravos da mesma. Os principais personagens desta história são: Truman Burbank (Jim Carrey), astro principal e vitima da mídia, pois teve sua vida invadida de forma cruel por pessoas em busca de fama, desde seu nascimento viveu vigiado por câmeras por todos os lados e Christof (Ed Harris), diretor do Reality Show e manipulador da vida de Truman.

Com relação ao interesse de cada um, Truman era um vendedor de seguros e seu maior sonho era viajar para Fiji, já Christof seu maior sonho era ser conhecido como o cara que criou o maior reality show do mundo, ganhar fama e muito dinheiro, mesmo que para isto precisasse sacrificar a vida de Truman. Ambos possuem personalidades completamente diferentes e seus interesses pessoais também são diferentes, pois Truman é um homem simples que leva um vida pacata e seus interesses são apenas ser bem sucedido em seu trabalho e viajar pelo mundo, ou seja, ser um explorador, já Christof sonha bem mais alto, e usa as pessoas como fantoches para a realização destes sonhos.

O papel que a mídia exerce no filme é de mostrar a facilidade com que as pessoas se deixam enganar e como as pessoas se adaptam e aceitam qualquer situação as quais são submetidas. O Show de Truman assemelha-se muito a vida real pela maneira como as pessoas são manipuladas e usadas por outras para conseguir alcançar seus objetivos sem se importar se vai ou não prejudicar a vida de alguém, como é o caso de alguns jornalistas que se aproveitam de qualquer situação, seja ela de tristeza ou de alegria para conseguir um minuto de fama, passando por cima do sentimento das pessoas como se não fossem nada.

No meu ponto de vista este filme é muito interessante, pois nos faz refletir sobre nossa realidade, se estamos sendo justos conosco e com as outras pessoas que estão a nossa volta, além de nos alertar a perceber se estamos ou não nos tornando escravos da mídia. Além disso, é muito bom de assistir, pois é de fácil compreensão e nos traz muitos ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário