sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sinhá Moça

sinha moça[1] Este relatório tem como objetivo relatar um pouco sobre a novela televisiva Sinhá Moça, transmitida pela Rede Globo, a qual escolhi para a realização deste trabalho por seu tema ser muito polêmico. Esta novela traz como enredo principal a escravidão e a forma desumana as quais os negros eram submetidos no Brasil. Durante as duas semanas de observação os temas mais tratados foram o surgimento de grupos abolicionistas que libertam os escravos das senzalas e os levam para um quilombo bem longe dos senhores de escravo e o castigo que os negros recebiam caso não obedecesse “seu senhor”. Durante estas duas semanas falou-se também da Lei Abolicionista que libertará todos os escravos e que estava preste a ser aprovada pela princesa Izabel.

Sinhá Moça é destinada a todos os públicos, mas em minha opinião, deveria ser destinada apenas ao público adulto por conter cenas muito fortes de violência e tortura. Mas apesar de mostrar em grande parte a tirania dos senhores de escravo, a novela apresenta também a diversidade cultural dos negros como danças, rituais, comida típica, entre outras tradições culturais destes povos.

A novela retrata bem como na maioria das vezes, quem faziam as leis eram os próprios escravagistas, ou seja, não existia lei para os negros só existiam castigos. Na maioria das fazendas eram terminantemente proibidos relacionamentos amorosos entre os negros sob pena de morte caso desobedecessem. A forma de vida apresentada na novela é completamente diferente da que vivenciamos hoje em dia, tanto dos valores culturais quanto sociais.

Sinhá Moça é uma “novela de época” onde existiam muito preconceitos com relação às mulheres, as crianças e principalmente com os negros, portanto os homens eram os senhores absolutos de tudo, eram eles quem ditavam as regras, os demais apenas obedeciam sem questionar, as mulheres seguiam um padrão de vestimentas, longos vestidos com muitas saias, babados e uma cintura bastante apertada, cabelos sempre bem penteados e arrumados e para sair de casa tinham sempre a mão um guarda-sol combinando com a roupa. Homossexuais não existiam naquela época e se existisse não se mostravam para não correr o risco de serem mortos, pois para a maioria das autoridades, homossexualismo era um crime muito grave sob pena de morte.

A novela Sinhá Moça, durante estas duas semanas em que analisei não apresentou nenhuma propaganda. Não acredito que esta novela seja capaz de influenciar alguém, mas causa grande impacto, pois apresenta um tema bastante polêmico que a escravidão no Brasil. Se eu tivesse que reescrever a novela mudaria o título de Sinhá Moça para A Saga dos Negros no Brasil.

Imagem retirado do site:http://www.google.com.br/images

Nenhum comentário:

Postar um comentário