quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O poder da Mídia

filme[1] O filme O Quarto Poder do diretor Costas Gravas traz como tema central o poder que a mídia exerce sobre a mente das pessoas e a forma como são manipuladas pela mesma. Os principais personagens são Max Brackett (Dustin Hoffman), reporte em busca de fama e Sam Baily (John Travolta), ex-funcionário do museu (onde a história se passa), que queria seu emprego de volta. O drama começa quando Sam, visivelmente desesperado por ter sido demitido e não ter como sustentar a família entre no museu para conversar com sua ex-chefe e leva uma arma e dinamites para tentar impressioná-la. A arma acaba disparando acidentalmente e ferindo um homem.

Não existe nenhuma relação entre os interesses pessoais e a conduta ética da cada um, pois ambos agiram de forma errada contra os princípios da ética quando tentaram se favorecer por meios ilegais. O principal papel da mídia no filme é mostrar como as pessoas podem ser facilmente manipuladas, pois conseguia colocar as pessoas a favor de Sam, quando divulgavam notícias verdadeiras sobre ele, mas conseguia ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas ficassem contra ele quando divulgavam noticias que o prejudicavam.

Existe uma grande relação entre o tema tratados no filme com a vida real, podemos observar em nosso dia a dia a forma como as pessoas acabam usando as outras para conseguirem seus objetivos, sem se preocupar se vai ou não prejudicar alguém.

De modo geral a história retratada pelo filme, ao mesmo tempo em que nos causa um sentimento de indignação pela maneira como a mídia usa as pessoas para seu benefício também nos traz muito benefícios se utilizada de forma correta, pois nos mantém informados sobre tudo que acontece ao nosso redor e no mundo intero.

O documentário Muito Além do Cidadão Kane nos mostra os métodos vergonhoso que Roberto Marinho utilizou para conseguir construir seu império, a Rede Globo de Televisão. Esta emissora tão querida por todos que para alcançar o sucesso que conhecemos hoje se utilizou de meios ilícitos sem se preocupar se prejudicaria alguém, destruiu os sonhos de muita gente e glorificou outros tantos. O documentário relaciona-se com o filme no que diz respeito a manipular as pessoas para obter vantagens sem se preocupar com o bem estar do próximo. (Imagem retirada do Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário